domingo, 12 de abril de 2009

Diário de Viagem

Coisa que gosto de observar nas viagens é a comida. Em João Pinheiro, mesmo, é engraçado como a mandioca, o milho e o açafrão são muito presentes. Mas enfim, a viagem não foi para Jomps.

Na viagem conheci um pouco da culinária portuguesa, espanhola e italiana. Claro que é quase impossível nesse mundo tão globalizado - Nestlé, Kibom, Ambev, Knorr,dentre várias, claro, são figuras repetidas, mas deu para comer muita coisa boa, principalmente na Itália (os almoços e jantares de Da. Lucia, mãe da Paula, volto depois, com detalhes... A comida de Portugal é boa, tem muito peixe, os bares e restaurantes são montados e mantidos com capricho. Comparando com os preço dos outros ingredientes, o bacalhau não é dos ingredientes mais baratos; como aqui. Comemos muito, o melhor fizemos na casa de Tina. Eu e Bruno fizemos um excelente bacalhau. (Afonso pode confirmar, rs). Na Espanha comemos coisas curiosas, acredito que bem locais.

Levantamos em Madrid e perguntamos o cara do pensão onde teria por ali um lugar para fazermos nosso "desayuno", como se fala... o cara indicou uma lugar. Fomos. No menu do dia para o "desayuno" tinha torta de cidra e churros. Começar o dia comendo uma torta doce de cidra não rola. Afonso encarou, depois de espremer a massa e tirar uma parte do doce. Fui de Churros, "nem doce, nem salgado", como disse o vendedor. Bem regional. Tanto que depois fomos entender que o cara da pensão tinha indicado outro lugar, um pouco mais na frente, que tinha coisas mais globalizadas, como misto-quente e Croissants...Mas valeu, diferente. Eles gostam de coisa doce logo de manhã...

continua...